terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Os alunos monitores proporcionam o recreio com os "uquinhas"



O recreio com os "uquinhas" está sendo proporcionado pelos monitores, sob a orientação da profª Terezinha Sousa. É uma das maneiras de promover o contato das crianças com o laptop de forma lúdica. O grupo planeja como será a semana, que tipo de jogos podem ser utilizados, fazem pesquisas de sites, como também oferecem aos colegas os recursos do laptop educacional. O que mais agrada no recreio são o software Tux Paint, sites como ojogos e vídeos no youtube.

Formação de alunos-monitores



Em outrubro de 2010 foram seleciondas 12 crianças para atuarem como alunos-monitores. É um trabalho voluntário e os monitores vem a escola dois dias na semana no contra-turno. Eles recebem formações que envolve a apropriação do laptop educacional e Internet, desde então, vem auxiliando os professores e colegas no uso do netbook. Além disso são orientados quanto a importância do seu  trabalho e como deve ser a sua postura frente à comunidade escolar.

O laptop educacional na sala de leitura

Aula 02
 30 de setembro de 2010
View more presentations from tzsousa.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Primeira aula com o uquinha - planejamento e execução

Aula experimental
17 de setembro de 2010
View more presentations from tzsousa.

Primeira aula com o uquinha (aula experimental)

17 de setembro de 2010


As professoras e o laptop educacional




Em setembro de 2010, as professoras receberam o seu "uquinha" e passaram a socializar descobertas na sala dos professores, transformando a escola em um espaço colaborativo de aprendizagens tecnológicas entre os educadores.

Formação inicial dos educadores no CRP

 No dia 28 de maio de 2010, teve início uma pré-formação para os participantes do Projeto UCA que incluiu professoras e núcleo gestor da EMEIF Monteiro Lobato. O curso foi ofertado no Centro de Referência do Professor (CRP) e ministrado pela equipe do Núcleo de Tecnologia Educacional  (NTE) do município de Fortaleza.

Projeto UCA na EMEIF Monteiro Lobato

SITE DESSA IMAGEM: uca-ce.blogspot.com
Em Maio de 2010, Carolina Muniz e Silvia Helena Viana (Diretora e Vice-Diretora da EMEIF Monteiro Lobato), receberam a notícia de que a escola havia sido indicada, pela Secretária de Educação do Município Ana Maria Fontenele, como uma das escolas integrantes do Projeto Um Computador por Aluno no Ceará.  A notícia foi transmitida pelo  coordenador de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME), Professor Arlindo Araújo. A  justificativa é que a escola atende aos critérios para participar do Projeto: ter cerca de 500 (quinhentos) alunos e possuir energia elétrica para carregamento dos laptops. Vale ressaltar que o excelente desempenho que a escola vem alcançando foi um dos fatores que também influenciiaram na indicação. Em 2007, obteve o 1º lugar no SPAECE-Alfa e em 2009, o 1º lugar no SPAECE aplicado nas turmas de 5º ano.
SITE DESSA IMAGEM: uca-ce.blogspot.com
No dia 23 de junho de 2010, às 8h30min, Fortaleza foi palco para o lançamento do Programa Um Computador por Aluno (UCA). Realizado em uma solenidade no auditório da Pró-Reitoria de Graduação, no Campus do Pici, pelo Instituto UFC Virtual.
O Instituto UFC Virtual é a unidade acadêmica da Universidade Federal do Ceará, encarregada pelo Ministério da Educação pela implantação e formação de Professores do Projeto UCA nos estados do Ceará, além da formação das equipes das Universidades que implantarão o projeto nos estados do Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte
O UCA será implantado em nove escolas nos municípios de Barreira, São Gonçalo do Amarante, Jijoca de Jericoacoara, Quixadá, Iguatu, Crato, Sobral e duas em Fortaleza. Totalizando a entrega de mais de 3.600 laptops educacionais.
No segundo momento do dia, teve inicio a formação para 40 educadores dos Núcleos de Tecnologia Estaduais e Municipais das Secretarias de Educação do Estado e dos municípios beneficiados, que serão responsáveis pela formação dos Professores, atuando diretamente nas Escolas integrantes do Programa UCA.

Leia mais...
http://uca-ce.blogspot.com/2010/06/ufc-virtual-lanca-projeto-um-computador.html